clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 27/11/2008 04h49min

"Não estamos mortos", diz técnico do Ipatinga

Adversário de domingo luta para permanecer na Série A

Leandro Behs  |  leandro.behs@zerohora.com.br

Para seguir sonhando com o título e confirmar a vaga na Libertadores, o Grêmio enfrentará neste domingo o Ipatinga, um adversário em busca de um milagre para permanecer na Série A. E que ainda recebeu mais uma má notícia ontem: seu técnico, Enderson Moreira, foi suspenso por 30 dias pelo STJD – devido a supostas ofensas ao árbitro Sandro Meira, na partida contra o Sport, no último dia 15 – e não poderá estar à beira do campo contra os gaúchos.

Ao Ipatinga, lanterna do Brasileirão com 34 pontos, não basta apenas vencer Grêmio e Fluminense, mas também torcer para que o Náutico (40 pontos) não some mais nenhum ponto. Nem que Figueirense (38), Vasco e Portuguesa (ambos com 37) ultrapassem a barreira dos 40 pontos nas duas últimas rodadas. Uma combinação praticamente impossível.

— Ipatinga e Grêmio têm objetivos semelhantes: ambos jogarão para terminar bem o ano. O Grêmio quer ser campeão e precisa ir para a Libertadores. Nós precisamos permanecer na Série A. Será um jogo igual — prometeu o treinador do time mineiro.

Aos 37 anos, Enderson vive sua primeira experiência como treinador de uma equipe profissional. Um ano atrás, ele ainda comandava os juniores do Cruzeiro. Veio a Porto Alegre, bateu Grêmio – de Héverton, Helder, Rafael Carioca e Mattioni –, na semifinal, e Inter, na final, para conquistar o Brasilerão sub-20. Assumiu o Ipatinga há sete rodadas com a missão de tirar a equipe do descenso, mas, também, de já começar a preparar o grupo para a temporada 2009, caso se confirme o retorno à Série B.

Clube não conta com bicho-extra

De pífia campanha no Brasileirão, em casa o Ipatinga quase dá vexame. Tem 55,5% de aproveitamento, com nove vitórias, três empates e seis derrotas. Mas a torcida ainda cobra a permanência do clube na Série A. Pelo menos 5 mil torcedores são esperados para o jogo contra o Grêmio. Moreira agarra-se às últimas vitórias da equipe em casa, contra Coritiba e Sport, para sonhar com três pontos no domingo. Na cidade, ninguém fala de prêmio extra de terceiros para que o Ipatinga vença o Grêmio. Talvez nenhum clube interessado na desgraça gremista acredite nesta possibilidade.

— Não virá qualquer bicho-extra, mala preta ou branca. Nossa motivação é ficar na primeira divisão — disse Moreira.

Com quatro desfalques – o zagueiro Leandro Salino, o lateral-esquerdo Baroni e os volantes Júlio e Gian –, todos suspensos, o técnico garante que definirá os substitutos somente depois de acompanhar a provável formação do Grêmio.

— Nossas chances são mínimas, mas ainda não estamos mortos.

Os perigos do Ipatinga

Adeílson — artilheiro do time, ele tem nove gols no Brasileirão (o mesmo número que Reinaldo, goleador do Grêmio no campeonato)

Pablo Escobar — meia paraguaio, que joga naturalizado pela seleção da Bolívia. É o articulador do time

Gramado duro — o Ipatingão tem um dos piores pisos do Campeonato Brasileiro. A previsão é de chuva para o domingo mineiro, o que deve agravar a situação do gramado

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.